quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dicas para o provão do MÉDIO - 1º ano - SURGIMENTO DO HOMEM



 O SURGIMENTO DO HOMEM

Teorias: Criacionista -> “O homem foi criado por Deus a sua imagem e semelhança” -> Bíblia

Evolucionista -> As características biológicas dos seres vivos passam por um processo dinâmico de evolução e somente os seres melhores preparados às condições ambientais sobreviveriam -> A origem das espécies -> Charles Darwin e Alfred R. Wallace

Fósseis -> (restos ou moldes petrificados dos seres vivos) tornaram-se importantíssimos para o estudo evolucionista.

Bipedalismo -> quando o homem tornou-se ereto -> foi um dos acontecimentos mais marcantes da evolução humana.

Espécies de hominídeos
AUSTRALOPITECOS -> capazes de ficar em pé; mãos livres; usavam paus e pedras do ambiente; tinham a visão semelhante a nossa.

HOMO HABILIS -> foi o primeiro representante do gênero homo; lascavam a pedra para fazer armas e utensílios; evoluiu na África. A aquisição da linguagem desenvolveu o pensamento e a construção de cultura.

HOMO ERECTUS -> postura ereta; foram os primeiros a dominar o fogo; se dispersou e se diversificou segundo as regiões em que habitou; o mais famoso é o “Homem de Pequim”. O fogo foi de extrema importância para o desenvolvimento humano.

HOMO SAPIENS -> Homo sapiens Neanderthal -> viveu da Europa e na Ásia; construía seus abrigos; comunicava-se por meio de gestos e sons; tinha uma sociedade bem organizada e enterrava seus mortos.
-> Homo sapiens – sapiens -> espalhou-se por toda a Terra; sua cultura evoluiu de maneira a nos revelar as primeiras manifestações artísticas (pinturas nas cavernas); era coletor e caçador e capaz de falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário