quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dicas 6 MÉDIO - 1º ano - FEUDALISMO



FEUDALISMO: Foi o sistema político, social e econômico que predominou na Europa Ocidental do século V ao XV. Foi baseado na posse e domínio de vastas extensões de terras - o FEUDO. Seus elementos formadores foram:

ELEMENTOS ROMANOS  -> sistema de colonato -> servidão
                                    propriedade rurais (vila romana) -> feudo 
                                    (centro da vida econômica,política e social)
                                    Beneficium

ELEMENTOS GERMÂNICOS -> modelo de economia rural de subsistência
                                       Comitatus -> que deu origem ao sistema 
                                       de suserania  e vassalagem

CRISTIANISMO -> cultura medieval -> Teocentrismo (Deus como centro de tudo)
                         
Características gerais do Feudalismo
  1. O modo de produção feudal era essencialmente rural e de subsistência;
  2.  A base da economia era a agricultura, onde tudo era produzido no feudo, ou seja, ele era autossuficiente;
  3. O comércio e a moeda praticamente desapareceram;
  4. Politicamente houve o enfraquecimento do poder real e fortalecimento do poder local dos senhores feudais. Portanto, descentralização política;
  5. A condição socioeconômica feudal estava ligada à posse da terra, pois o feudo era a unidade de produção do mundo medieval e onde acontecia a maior parte das relações sociais;
  6. A sociedade feudal, basicamente, girava em torno de três grandes grupos: os que rezavam (clero católico), os que guerreavam (nobres e cavaleiros) e os que trabalhavam (servos). Não havia mobilidade social, já que as terras pertenciam à nobreza feudal e não eram comercializadas, apenas concedidas de nobres para nobres ou herdadas;
  7. As relações entre os membros da nobreza feudal eram estabelecidas através dos laços de suserania e vassalagem, que consistia na concessão de um feudo por um grande senhor (o suserano) a um nobre (o vassalo), em troca de fidelidade e serviço militar.
  8. O feudalismo se caracterizou pela concessão de feudos, quase sempre em forma de terras e trabalho, em troca de proteção política e militar. A proteção militar era fundamental no feudalismo.
  9. A Igreja Católica surgiu como força unificadora da Europa. Portanto, a cultura da Alta Idade Média estava baseada no teocentrismo, ou seja, Deus como centro de tudo.
 As heresias
Qualquer crime contra a fé católica era considerado uma heresia, inclusive possíveis interpretações religiosas que se diferenciassem da doutrina oficial da Igreja. Portanto, o papa Gregório IX criou o Tribunal da Inquisição para julgar tais crimes.

A questão das Investiduras
A nomeação de cargos eclesiásticos feita pelo imperador recebia o nome de investidura. Em 1073, o papa Gregório VII instituiu uma série de reformas: suspendeu o direito dos governantes de nomearem bispos, proibiu o casamento dos padres e o comércio de bens espirituais, excluiu da Igreja quem havia comprado seu cargo eclesiástico e criou um colégio de cardeais para a eleição de papas. Henrique IV, imperador do Sacro Império Romano-Germânico não aceitou as reformas do papa e tentou depô-lo. Travou-se uma longa luta entre o papado e o sacro-império, acabando em 1122 com a Concordata de Worms, a qual determinava a escolha dos bispos juntamente pelo papa e pelo rei. O papa cuidaria da investidura espiritual e o rei da temporal.

Heresias + questão das investiduras -> discórdia entre o clero -> CISMA DO OCIDENTE = existência de dois papados rivais: um em Roma e outro em Avignon, na França -> insegurança e desorientação entre os membros da cristandade.                           

BAIXA IDADE MÉDIA – período entre os séculos XII e meados do XV em que ocorreram inúmeras transformações no feudalismo, levando-o ao seu limite e produzindo uma grave crise que levou à transição para o capitalismo.

Principais características
1.    Renascimento comercial e urbano;
2.    Efervescência cultural urbana (surgimento das Universidades);
3.    Surgimento do Humanismo como pensamento predominante;
4.    Fortalecimento do poder real e decadência do poder dos senhores feudais;
5.    O fim do trabalho servil;
6.    Surgimento de uma nova classe social – a burguesia;
7.    Crises da Igreja Católica;
8.    Surgimento do capitalismo.

Nos séculos XI, XII e XIII, a economia da Europa Ocidental viveu grandes transformações. Novidades tecnológicas, como o arado, a descoberta da roca de fiar, o uso de ferraduras nos cavalos, aperfeiçoamento das carroças, os moinhos de vento, entre outras, aumentaram a produção agrícola e artesanal. O comércio e as cidades voltaram a ser importantes. Surgiu uma nova classe social: a BURGUESIA. Os burgueses viviam nas cidades e eram comerciantes, donos de oficinas de artesanato e de bancos. Por intermédio da burguesia, as relações econômicas capitalistas brotavam no interior da sociedade feudal.

As Cruzadas
Foram expedições militares organizadas pela Igreja Católica durante os séculos XI e XII. No Concílio de Clermont, em 1095, o Papa Urbano II convocou os cristãos da Europa a participarem de expedições para a libertação de Jerusalém (Santo Sepulcro – Terra Santa), que estava sob o domínio dos muçulmanos, considerados infiéis, segundo a religião católica.

O interesse das Cruzadas -> tratou-se de uma consequência da própria realidade medieval europeia, já esgotada e incapaz de atender às necessidades de uma população que não tinha acesso à sobrevivência digna.
  • através das Cruzadas, criava-se um mecanismo para que o papa pudesse expandir seu poder para a Ásia Ocidental;
  • O Império Bizantino já vinha buscando uma mobilização militar do Ocidente para tentar conter a expansão muçulmana, pois os governantes de Constantinopla já haviam perdido uma parte considerável de seus domínios territoriais;
  • As cidades mercantis italianas (Gênova e Veneza) perceberam que as Cruzadas poderiam ser um instrumento necessário para reabrir o comércio europeu no Mediterrâneo, o que ampliaria em muito o comércio na região;
  • As Cruzadas também surgiram como solução para os setores marginalizados da sociedade feudal, devido ao crescimento populacional: nobres feudais sem direito a terras, filhos de servos excluídos de glebas e feudos, entre outros, ambicionavam conquistar terras e situação política que os reintegrasse ao processo produtivo.

As consequências das Cruzadas -> Apesar de o fracasso militar da maioria das Cruzadas, elas contribuíram para as profundas transformações europeias, que marcaram o fim do sistema feudal:
  • As Cruzadas conseguiram reabrir o Mediterrâneo ao comércio europeu, interrompido pela expansão árabe. Essa mudança econômica permitiu o renascimento comercial e urbano;
  • As cidades italianas, por sua posição geográfica, assumiram posição de destaque no comércio mediterrâneo;
  • O sistema feudal teve sua decadência acelerada, pois o comércio foi incentivado e a Igreja foi alvo de pesadas críticas diante do fracasso demonstrado durante as expedições militares;
  • A nobreza perdeu prestígio, não só devido às derrotas militares, mas também pelo fato de que, com o renascimento comercial, surgiu uma nova classe social – a burguesia comercial;
  • Ascensão da burguesia na sociedade europeia, principalmente com o desenvolvimento do capitalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário