quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dicas 3 provão MÉDIO - 1º ano - IDADE ANTIGA



IDADE ANTIGA
Compreende o período do desenvolvimento da humanidade que vai das primeiras manifestações da escrita até o ano de 476, data da invasão do Império Romano do Ocidente pelos povos bárbaros. Subdivide-se em:









Antiguidade Oriental e as Civilizações Teocráticas -> onde o governante é considerado um deus vivo na terra – teo=deus; cracein=governo. Características: Desenvolveram-se nas proximidades de grandes rios; poder político estreitamente ligado ao poder religioso; A base da economia era a agricultura; O regime de trabalho era servil e a religião politeísta.
Exceção: os hebreus, que eram monoteístas.  
Principais povos: mesopotâmicos, egípcios, fenícios, persas, hebreus. Desenvolveram-se no chamado “Crescente Fértil.” Essas civilizações, pelas suas características, são chamadas de sociedades agrárias ou férteis, mas existem ainda outras denominações como impérios teocráticos ou modo de produção asiático.
                    
Antiguidade Ocidental e as Civilizações escravistas -> onde a organização da produção baseava-se no trabalho escravo, sob o domínio de uma elite de grandes proprietários de terras e escravos.  
Características: O poder político e social encontrava-se nas mãos de uma elite de grandes proprietários de terras; A base da economia, além da agricultura, também se baseava no artesanato e no comércio; O regime de trabalho baseava-se na escravidão e a religião também era politeísta.
Principais povos: gregos e romanos.

ANTIGUIDADE ORIENTAL

A partir das sociedades primitivas, a sociedade humana seguiu dois caminhos diferentes: o das civilizações teocráticas e o das civilizações escravistas. As primeiras civilizações desenvolveram-se na região conhecida historicamente como Crescente Fértil e abrangia a região compreendida entre o vale dos rios Tigre e Eufrates até o vale do rio Nilo, no Egito, lembrando o formato de uma lua na fase crescente. Daí o nome. Elas aproveitaram o regime das águas desses rios que favorecia a fertilidade da terra e a prática da agricultura. As principais civilizações desse período foram:

  • Mesopotâmia (Terra entre rios), onde hoje é o Iraque. Devemos a eles, entre outras coisas, a invenção da escrita, da roda e do arado;
  • Pérsia, onde hoje é o Irã. Os persas desenvolveram um eficiente sistema de comunicação e correio;
  • Fenícia, que corresponde ao Líbano e parte da Síria. Devemos aos fenícios a invenção do alfabeto;
  • Palestina, que corresponde hoje ao Estado de Israel. Devemos aos hebreus o culto a um único Deus, base do cristianismo;
  • Egito, onde hoje se localizam o Egito, propriamente dito, e parte do Sudão. Destacaram-se na arquitetura, na Matemática e na Geometria.

Essas civilizações, pelas suas características, são chamadas de sociedades agrárias ou férteis, mas existem ainda outras denominações como impérios teocráticos ou modo de produção asiático.
No período em que se formaram as civilizações teocráticas, a humanidade passou a depender menos da natureza e a usar melhor a tecnologia para dominá-la. Foi quando os grupos sociais tornaram-se sedentários. Surgiram o arado, os canais de irrigação e os silos para armazenar produtos, domesticaram-se os animais, aprimorou-se as técnicas de construção e desenvolveu-se a metalurgia e a cerâmica.

Principais características das civilizações teocráticas

  • O poder político estreitamente ligado ao poder religioso, centrados em uma única pessoa, o rei, considerado um deus vivo ou como representante dos deuses entre os homens.
  • A base da economia era a agricultura em grandes extensões de terras férteis e cultiváveis.
  • O regime de trabalho era servil: grandes populações trabalhavam em regime de servidão coletiva.

 ANTIGUIDADE OCIDENTAL
 Nas sociedades surgidas na Grécia e em Roma, a divisão em classes sociais envolvia, de um lado, os homens livres (grandes proprietários e pequenos produtores) e de outro os escravos. A expansão colonial impulsionou o crescimento do comércio, o que levou ao surgimento de uma classe intermediária formada por grandes comerciantes, artesãos e armadores.

Principais características das civilizações escravistas

  • O regime de trabalho baseava-se na escravidão, que poderia ser de prisioneiros de guerra e/ou por dívidas.
  • O poder político e social encontrava-se nas mãos de uma elite de grandes proprietários de terras.
  • A base da economia, além da agricultura, também se baseava no artesanato e no comércio.
  • A religião, politeísta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário