quarta-feira, 26 de junho de 2013

Dica 3 - 3º ano - União Ibérica e expansão territorial



A União Ibérica e as invasões holandesas

  • Como o rei português morreu em 1580 e não deixou nenhum herdeiro direto, o rei da Espanha, Felipe II, que era seu parente, tornou-se também rei de Portugal e de todo o vasto império colonial português, incluindo o Brasil. Esse período ficou conhecido como União Ibérica (1580 – 1640).
  • Como Espanha e Holanda estavam em guerra, a Coroa hispânica proibiu-os de comprarem o açúcar brasileiro que lhes rendia altos lucros. A reação holandesa veio com a criação da Companhia das Índias Ocidentais e as invasões ao Brasil.
  • A primeira tentativa holandesa de invasão deu-se na Bahia. Foram expulsos. Voltaram, então, sua atenção para Pernambuco, a capitania que mais produzia açúcar na época. Lá permaneceram por 24 anos.
  • O conde holandês Maurício de Nassau foi enviado como governador das terras holandesas no Brasil. Seu governo procurou estabelecer um bom relacionamento entre invasores e proprietários rurais, mantendo uma aliança com os senhores de engenho.
  • Em 1642, a Companhia das Índias tomou algumas medidas que desagradaram os senhores de engenho; Nassau pediu demissão e retirou-se do Brasil. Iniciou-se então a Insurreição Pernambucana, que expulsou os holandeses do Brasil, em 1654.
  • A principal consequência da expulsão dos holandeses foi o fato deles terem se instalado nas Antilhas, iniciando uma forte concorrência com o açúcar brasileiro, o que levou ao declínio da economia açucareira. 
  •  
  •  
  • Expansão territorial
    Até o final do século XVI, a população do Brasil colonial concentrava-se basicamente no litoral, espalhando-se de forma descontínua pela extensa costa brasileira. Apenas o povoado de Piratininga (futura cidade de São Paulo) situava-se mais ao interior. A partir do século XVII, entretanto, ganhou força a expansão territorial em direção ao interior e ao litoral norte (do RN até o Amapá). A conquista e a ocupação dessas regiões resultaram principalmente de ações como:
    1. Expedições militares -> expansão oficial
    Bandeirismo -> expedições particulares -> São Paulo tornou-se o centro da formação das bandeiras. As bandeiras podiam ser do tipo apresador (captura de índios para vendê-los como escravos), prospector (dedicava-se à procura de metais preciosos) e sertanismo de contrato (dedicava-se ao combate contra índios e à captura de escravos negros fugitivos). 
    2. Jesuítas missionários -> fundação de aldeamentos, missões ou reduções.

    3. Criadores de gado -> povoamento do sertão nordestino e do sul. A pecuária atendia basicamente às necessidades do mercado interno e teve como destino desbravar o sertão, desenvolvendo-se em duas grandes zonas criatórias: as caatingas do Nordeste e as campinas do Sul.

    Consequências da expansão, entre outras, colonizou-se o interior; descobriram-se grandes minas de ouro por ação dos bandeirantes paulistas, dando origem a um novo ciclo econômico – a mineração; dizimação de populações indígenas; etc.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário