sexta-feira, 5 de abril de 2013

Cineaula

Desde as remotas caminhadas socráticas aos ousados microcomputadores das escolas modernas, a evolução de estratégias de ensino têm percorrido caminhos os mais diversos. Bittencourt (2004) cita as palavras do professor do Colégio Pedro II(1912) Jonathas Serrano: “Graças ao cinematógrafo, as ressurreições históricas não são mais uma utopia”. E mais adiante enfatiza: os alunos poderiam aprender “pelos olhos e não enfadonhamente só pelos ouvidos, em massudas, monótonas e indigestas preleções”.

 

A imagem é hoje um dos mais importantes meios de comunicação e é inegável que a tecnologia vem provocando alterações nas formas de pensamento e de expressão. Basta pensar na influência da TV na vida atual.O cinema aproxima os alunos de situações, pessoas, cenários e sons do passado e do presente. 

O uso de filmes na aula de História é uma importante ferramenta metodológica que pode ser utilizada pelo professor. É uma maneira de transformar uma aula excessivamente palestrante em uma aula voltada para a interação e socialização do conteúdo em sala de aula.

 

Não se trata de pôr em segundo plano a leitura e a escrita, mas de incorporar um meio que facilita muito a aprendizagem e coloca o aluno em contato com uma nova maneira de pensar e entender a História.

Muito importante: o professor não pode perder de vista que “O Cinema é sempre ficção. Ficção engendrada pela verdade da câmera, verdade das possibilidades técnicas, da reprodução do movimento das pessoas, das coisas, da natureza”. Almeida (2002)

Para auxiliar colegas professores e alunos interessados, apresento algumas sugestões de fimes para incrementar as aulas de História. Bons estudos!!

Para 6º ano
Guerra do Fogo, França, 1981, direção de Jean-Jacques Arnaud, Fox Home Vídeo.
Conteúdos: Pré-história, descobrimento da tecnologia do fogo; origem da linguagem humana.

Troia, EUA, 2004, direção de Wolfgang Petersen.
Conteúdos: Período Homérico; as cidades-estados gregas; a Guerra de Troia; mitologia grega.
Gladiador, EUA, 2000, direção de Ridley Scott, 155min.
Conteúdos: relação de Roma com suas províncias; as guerras de expansão romana; o Império romano e a política do pão e circo.

Para 7º ano
O Nome da Rosa, Itália, França, Alemanha, 1986, 130 min., direção de Jean-Jacques Arnaud, Flashstar Filmes.
Conteúdos: Igreja medieval; Inquisição; indulgências; filosofia medieval agostiniana e tomista.
Lutero, Alemanha, 2003, direção de Eric Till, 121min.
Conteúdos: a venda de indulgências; a força da Igreja medieval; o Sacro-Império Romano-Germânico; antecedentes e consequências do movimento reformista.
Apocalypto, EUA, 2006, direção de Mel Gibson, 139min.
Conteúdos: civilizações pré-colombianas, mais especificamente civilização maia.
1492 - A Conquista do Paraíso, Estados Unidos, 1992, 154 min., direção de Ridley Scott, Paramount Pictures.
Conteúdos: grandes navegações; Inquisição; descobrimento da América.

Para 8º ano
Elisabeth – A Era do Ouro, Inglaterra, 1998, direção de Shekhar Kapur, 114min.
Conteúdos: consolidação do Estado Nacional inglês; católicos x anglicanos; a atuação do Parlamento inglês; antecedentes da Revolução Inglesa do século XVII.
A Missão, Inglaterra, 1986, dirigido por Roland Joffé, 126min. Filme baseado em fatos reais.
Conteúdos: missões jesuíticas no Brasil; o ensino jesuítico no Brasil; expulsão dos jesuítas do reino português devido à crise nas relações entre a Coroa portuguesa e a Companhia de Jesus, no século XVIII.
Tempos Modernos, Estados Unidos, 1936, direção de Charles Chaplin, 87min.
Conteúdos: fordismo; revolução industrial; movimento proletário; industrialização e urbanização.
O Patriota, EUA, 2000, direção de Roland Emmerich, 178min.
Conteúdos: sociedade colonial norte-americana; luta pela independência e formação dos EUA.
Carlota Joaquina - Princesa do Brazil, Brasil, 1995, direção de Carla Camuratti, 110min.
Conteúdos: a vinda da família real portuguesa para o Brasil; guerras napoleônicas; o período que antecede a independência.

Para 9º ano
Forrest Gump, EUA, 1994, direção de Robert Zemeckis, 142 min.
Conteúdos: História dos Estados Unidos dos anos 1960 e 1970; movimento hippie; guerra do Vietnã; caso Watergate; racismo; AIDS.
Ilha das Flores, Brasil, 1989, 13 min., direção de Jorge Furtado, documentário (o filme está disponível para download no site www.portacurtas.com.br).
Conteúdos: globalização; capitalismo; injustiça social, consumismo.
O Velho - A História de Luís Carlos Prestes, Brasil, 1997, direção de Toni Venturi, 105min., documentário.
Conteúdos: movimento comunista brasileiro; Coluna Prestes; trajetória dos partidos de esquerda.
Revolução dos Bichos, filme baseado na obra do escritor inglês Georg Orwell.
Conteúdos: análise do conceito de Revolução; analogia com a Revolução Russa de 1917.
V de Vingança, EUA/Alemanha, 2005, direção de James McTeigue, 132min. Conteúdos: O romance rodado em 2006 discute a manipulação política-ideológica que a sociedade enfrenta perante os seus governantes. Assim sendo, pode-se discutir com os alunos o conceito de anarquismo nas relações sociais como uma alternativa ao mundo capitalista da atualidade.
Batismo de Sangue, Brasil, 2006, direção do cineasta brasileiro Helvécio Ratton, 110min.
Conteúdos: nessa produção, o professor poderá discutir o conceito de censura e a participação da Igreja Católica na ditadura militar no Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário